5.5.08

a trajetória

Num acordar perceber que não existe a saída.
Ao espelho chegar e ver apenas dor, sufoco, contrapartida.
Tentar ater-se a laços, porém só colher despedida
Por esperar em Deus e jamais ter a resposta obtida.

Do pó vieste e a ele – agreste – retornarás.
No inferno o encontro com o capataz;
São Pedro já ficou p’ra trás...
Lá longe, impassível, irascível como um monge.

Indulgente chega o próprio Satanás,
Que nas mãos um baralho traz:
“Daqui escolhas o que mais lhe apraz”,
Adentrando de Dante o recinto que no fogo jaz.

O castigo a mim imposto não foi fácil d’escolher
E o próprio inquiridor deu-se voltas pr’entender.
Até que de uma serpente amiga a solução chegou:
“A qual anel deve-se mandar um maldito
Que teve no Céu o pior veredicto?
Nenhum! Mas resposta corretamente lhe dou:
É pior não ser castigado a ter o pior castigo!”

A vagar em meio àquele enorme cemitério,
Numa lápide sentei-me com o jeito funéreo.
Nos dedos percebi de minha queda alguns restos de carvão
E pus-me em meu assento a derramar estes versos num clarão.
Mal percebi um homem de trapos que aos poucos me chegava
Perguntando o que eu fazia e se meu castigo não bastava.

Disse-lhe que poetava ali por puro gosto
E vi uma sincera lágrima sulcar-lhe o rosto:
“Eu te imploro, venha comigo,
Há tanto tempo não tenho um amigo!”

Contei-lhe então como havia ali chegado
E descobri que ele e eu dividíamos o mesmo pecado.
Falei-lhe também da serpente e seu castigo -
“Não acredito que fizeram o mesmo contigo!”

Confessou-me que em vida e morte passara por todo tipo de horror
E eu, prostrado, disse-lhe então: “deixe-me ficar ao teu lado, ó, meu senhor.
Ensina-me a suportar tod’essa dor!”
E assim sua mão direita estendeu-se a mim em benignidade e ardor.

Levantei-me, pois, e fui com ele abraçado,
A fim de realizar na Eternidade o que não consegui no passado.

- música do post: "fera ferida", Maria Bethânia

9 comentários:

Nando Damázio disse...

Pois então, que ele saiba conduzi-lo pelo caminho da eternidade e a viagem renda bons frutos !!

Texto envolvente como sempre, Alex !!

Stella disse...

Procurava um amigo e encontrei um poeta... Entrei no lugar certo?...

Acho que sim, mas as palavras postas com lirismo traduzem tanta dor e solidão que fica impossível não sentí-la na pele.

O fim do começo do poema é algo de que ninguém escapa, mas pensar que merece castigo, ou castigo algum por imaginar pecados graves demais para serem castigados, é não enxergar a realidade do ser humano.

Não há lugar para se receber penas melhor do que este mundo. Se fazemos algo, não esperemos passar a nenhum outro patamar de existência para sermos punidos. A vida em si possui o gosto amargo da dor da pena ou o doce sabor da rendenção. Porque se punir por erros nós já fazemos por nossos mesmos. Mas tentar encontrar alguém que nos aponte o dedo para decidir por nossa conduta não resolve culpa qualquer que exista dentro de nós.

Caminhar com nossos erros é o que devemos, aprender a conviver com eles é a nossa lição de vida... fazer o possível para não errar de novo é o que faz com que sigamos pela estrada.

Enfim, o poeta toca com seu poema, mas o poema deve ter continuidade, porque nada se encerra em si mesmo... nada termina... nem mesmo o que não se realizou no passado...


Abraços grandes e fortes para ti, Carioca, que cada vez mais me surpreende com seus talentos. Homem de muitas faces e mil artes!

'Té mais, Alex E!

Guga Pitanga disse...

Ótimo texto!

Pitango

http://lenfantdeboheme.blogspot.com/

Filipe Garcia disse...

Oi Alex.

É importante a gente ter em mente a idéia de que não pecamos sozinhos. Somos tentados em vários pontos e essa dificuldade pode ser partilhada entre tantas outras pessoas que nos rodeiam. Aí está a importância da amizade e da cumplicidade. Se não fosse assim, restaríamos sozinhos e amedrontados.

Muito belo seu poema que me lembrou João Cabral de Melo Neto. As noções de amizade, limitação humana e necessidade de amparo fazem parte das nossas aflições cotidianas. Muito bem escrito, muito bem dito.

Abraços.

Bill Falcão disse...

Esta é que é uma trajetória infernal/divina, Alex!
Grande abraçooooooo!!!!!!!!

Anônimo disse...

eita poeta que a cada post fica melhor..

Nessa vida estamos sujeitos a tudo, tantos aos atos mais belos e puros quanto aos terriveis e indesejaveis mas como a biblia fala o melhor é se não pecassemos mas se pro ventura pecarmos temos um advogado para nos justificar.

Aprender com os erros e proseguir. é o que devemos fazer.

beijokas

e parabens!!

Ariana Coimbra disse...

Belo texto!

Adorei o blog!

Beijo*

Teresa disse...

eita que além de escritor, o alex é poeta...

isso aí, garoto

depois quero uma rima pra mim

=*

Andrea de Lima disse...

uma mistura de Alex com Gil Vicente. ou um Gil Vicente pós-moderno. mas com muito Alex.
e eu não consigo te chamar de AlÉx. é sempre Álex. deixa eu!

até mais ler.