29.12.07

o poder de ficar, mar e Bethânia

...fiquei impressionado com a exposição LUSA - A Matriz Portuguesa, até 10 de fevereiro no CCBB do Rio de Janeiro. Tudo bem, num dia como o de hoje, de um calor insuportável, é mesmo impressionante inclusive o fato de ir ao centro da cidade borbulhante para assistir a qualquer coisa. Enfim, como não sou lá muito fã de curtir praia, fui... e me surpreendi positivamente. É incrível como nos damos conta da sede do homem por deixar marcas, vestígios, símbolos que sejam de sua estada no mundo. Desde a pré-história da península ibérica (num período beeem anterior à formação do nosso já conhecido Portugal, mas já posterior ao apogeu da cultura clássica helênica), há várias demonstrações de ritos e de simbologias próprias dos povos que nos antecederam. Além disso, as várias outras salas que abrigam as inúmeras peças da exposição nos contam, em detalhes de espantar pela riqueza, toda a história de formação de Portugal - há inclusive uma espada belíssima que é atribuída a Nun'Álvares Pereira!!! Desculpem-me o entusiasmo, mas sou fascinado por história - e especialmente a portuguesa. Bom, não vou contar tudo aqui, porém vale muitíssimo a pena dar um chegada lá no CCBB pra conferir tudo de pertinho. Há uma sala só sobre os descobrimentos, outra sobre a formação da língua portuguesa e até mesmo uma terceira que foi transformada em uma espécie de "cineminha", em cujo telão passa um curta super interessante com os curadores da exposição falando sobre o fascínio dos portugueses pelo mar e seu desejo de expansão - uma vez que Portugal era tido, para o mundo ocdental da época, como a finisterra. É realmente um exemplo do poder de ficar, de permanecer, de inserir-se continuamente na posteridade, mesmo que isso representasse, muitas vezes, impor-se de maneira violenta (vide a linda e inteligentíssima sala sobre os judeus)...

*******

...e falando em mar: hiper legal a entrevista com Maria Bethânia que saiu no caderno "Ela" do jornal "O Globo" de hoje. Depois de todos os percalços por que passou esse ano, essa minha baiana querida e amada esbanja simpatia e o sorriso habitual numa foto de página inteira que é pra recortar e fazer um poster. Apaixonada pelo mar e por Sophia de Mello Breyner (assim como eu...), Bethânia me deixa - vejam só que maravilha! - a seguinte lição de vida: "Dentro de mim tem a calma de quem sabe que dentro do mar tem um rio. E isso simplifica tudo, porque nos faz compreender que tudo é fonte onde se pode beber". Depois disso vou dizer o quê? Então me calo. Espero somente que eu não naufrague nesse mar, e nem que me afogue nesse rio. Eu que, diferentemente de Bethânia, ainda não aprendi a nadar...

- música do post: "o marujo português", Maria Bethânia

Nenhum comentário: