21.1.09

e assim m livro d mim

...pelas madrugadas escrevo como quem quer a companhia da noite, da escuridão profunda, mergulhada no silêncio. Escrever é o modo mais sincero de escapar a mim mesmo, e isso faz lembrar-me aquela famosa frase de Clarice Lispector – e pensar que ela tinha razão, sempre teve. Tenho me angustiado bastante nos últimos dias, o que me tem feito muitas vezes sair por aí, por essa cidade que possui alcunha de maravilhosa. Olho-a bem, paro em uma esquina qualquer e penso, enquanto espero o sinal abrir pra mim: “mas, meu Deus, maravilhosa pelo quê?” Se ninguém cuida, se ninguém a quer bem, se ninguém faz outra coisa além de usurpá-la de sua pretensa “maravilha”...? Talvez por inveja, ou mesmo por vaidade excessiva, ninguém teve pena de ti, Rio. Rio de mais um janeiro monótono e quente de verão, de praias lotadas de sujeira, de ruas perigosas e epidemias (a mais grave de todas: falta de respeito). Rio de tão sem graça. Por isso é que hoje, no dia do teu padroeiro, transbordo-me de sinceridade contigo, rogando a quem quer que seja que olhe por ti. Eu? Mas eu ando tão fatigado... eu sei, desculpa esfarrapada. Sim, é. Estou cansado de muitas coisas, aliás, sempre cansado e sempre mais. Porém, dei um tempo nas minhas próprias ladainhas pra prestar atenção em ti, pra falar contigo e pra pedir que te tratem melhor. Quem sabe se escrevendo dessa maneira, sincero contigo e comigo, não consigamos algum efeito? Talvez mesmo que nos ouçam... É, talvez. Livro-me de mim, de meus pesos, e espero também livrar-te de algum em meio a esse caminho torto de palavras desconexas. De qualquer modo, não te aborreça: veja só, colocarei uma música alegre pra gente ouvir. Doce ilusão. Porém, toma esta canção como um beijo...

*******

PS: esse texto é referente a ontem, dia 20 de janeiro, não postado por razões técnicas...

- música do post: “menino do Rio”, Baby Consuelo

3 comentários:

Érica disse...

Obrigado, eh exatamente como me sinto

Quanto ao rio, a reputaçao dele por aqui nunca eh maravilhosa como deveria, mas foi um post bonito

que bom que vc esta de volta

=**

Ana Paula Vieira disse...

e não é apenas o rio de janiero q eh tratado assim, mtos outros lugares do país se não estiveram piores estão na mesma situação
isso é triste

Ç.Ç

mas não podemos deisitir =D

bjsssss

Bill Falcão disse...

O mundo todo precisa de uma reforma, Alex!
Pra mim, o Rio (falo do Centro/Sul) só tem um defeito: é quente demais!
Mas, ainda é minha cidade preferida, a mais bela!!
Abraços!!!!!!!