19.2.08

reflexões d tardes nubladas

...tenho me sentido estranhamente desanimado pras coisas. Digo "estranhamente" porque tenho plena consciência de que agora, neste momento, as coisas deveriam estar diferentes pra mim. Que coisas, então me pergunto... E é aí que empaco. A resposta não vem e palavras todas soltas se esparramam cabeça adentro. Mas tudo bem. Uma hora tudo se arranja e volta ao normal... Ou não. Depende do que temos cada um sobre o que seja essa tal "normalidade". Talvez nem seja tudo isso; talvez seja nada demais. Só não sei o que pensar. A não ser que às vezes nosso corpo e nossas emoções não nos correspondem ou sequer reagem da maneira como esperamos. É mais ou menos como plantar girassóis: frágeis, nunca se sabe quando vão "vingar". Por vezes crescem tortos e o talo quebra. Fica a sensação de trabalho em vão, de energia desprezada. Por isso não planto mais girassóis. Em vez disso, resto na varanda a olhar pro alto e ver que o céu se fecha lentamente. Admiro a dança dos pássaros em debandada contra a chuva por vir. O desenho das nuvens me fascina. É possível ver tantas formas, descobrir tantos significados através delas... Me pego que nem bobo viajando lá no alto com elas. Também gosto de viajar nas pessoas. Não que isso seja algo proposital. Não forço. Apenas vem. Apenas acontece. Quando me dou conta, já criei toda uma vida praquele ilustre desconhecido meu. Tá, isso parece papo de doido (talvez até seja né...), massss, sei lá, algo me diz que há um objetivo por trás disso. E, se não isso, pelo menos alguma serventia. Gosto de ficar sozinho, no meu cantinho, "pensando na vida", bem como diz a vovozinha. E, por incrível que pareça, essas "pessoas", esses outros que crio por vezes aparecem e conversam comigo, me dão conselhos. No fundo no fundo sou eu mesmo, claro, mas é bom que nossas próprias decisões nem sempre soem como algo que realmente "parta" da gente... Vai ver que é essa a tal serventia. Ou então simplesmente me ajudar a escrever os textos menos pessoais que ando postando por aqui. Sei que nada disso deve tá fazendo muito sentido. E também não é pra tanto. São apenas reflexões de tardes nubladas típicas do verão carioca... Agora tá tudo cinza por aqui. Mais: tá tudo prateado. Adoro esse efeito. Dá um ar de nobreza melancólica ao sol que vai embora meio triste por não ter brilhado como deveria, dourado como bem queria. Enfim, isso me ensinou mais uma coisa: não se pode ter tudo... Masss, nada impede que a gente crie né. Sonhar não custa nada, a não ser assumir um tiquinho de loucura...

*******


...a sempre fofíssima Aninha, lá do seu "Pensamentos da poetisa", resolveu premiar o inacreditável mundo de alex e! com mais esse selinho, um dos mais lindos que já vi por aí. Ela afirma que aqui no mundo há uma mente iluminada que, no caso, sou eu mesmo!!! rs... Mais uma vez muitíssimo obrigado, querida, pelo presente, pelo carinho e pela consideração constante, viu! Quero apenas lembrar que esse selo é criação da Cris, lá do seu "Dominus", o que me faz ficar duplamente honrado pela indicação... Um beijão bem grandão pras duas!!!...

- música do post: "o vento", Los Hermanos

10 comentários:

Ana Paula Vieira disse...

oie!
soh dando uma passadinha rapida por aki
=D
mas logo volto pra ler seus textos
=D
Bjs

Anônimo disse...

nossa que imaginação fertil.. bom eu ando meio assim tbm + percebi que vc tá mais além do que eu..kkk

+ curte a viagem aí que um dia a realidade muda e vc fica com a viagem mental de lembrança...rs

beijos

Érica disse...

Ainda bem que podemos sonhar não é mesmo?Passa lá no blog!Nova postagem...espero que goste

Beijooo

Stella disse...

Ah, Seu Alex! Assim, você me mata de vergonha e de culpa! Estou a dias de olho no seu blog, esperando uma escorregadela sua para saber qual o dia do seu aniversário e bem no dia, você me comunica que hoje está fazendo mais um ano de vida?!

Bom, já que não consegui descobrir antes, vou dizer hoje mesmo tudo o que acho que seria bom dizer no dia de aniversário de uma pessoa tão especial como você.

Existem muitas formas de se passar o nosso aniversário. Podemos festejar, podemos apenas aceitar os cumprimentos da família, dos amigos. Ou podemos apenas nos esquivar de tudo e tentar compreender porque justo neste dia sentimo-nos tão estranhos quanto o texto que colocou aqui.

Bom, meu aniversário foi a quase dois meses e eu ainda me pergunto porque as coisas continuam iguais quando "tenho plena consciência de que agora, neste momento, as coisas deveriam estar diferentes pra mim."

Porém, quando li seu comentário no Dominus acabei por perceber que nada realmente era como antes. Aprendi a perceber minha vida por meus interesses, meus sonhos e tudo aquilo com que me preocupo. Então, entendi que se fiquei chateada por não ter descoberto antes o dia do seu aniversário para te fazer uma surpresa no blog é porque isso era importante para mim. E se era, é porque você é uma pessoa importante, um amigo que, mesmo virtual, aprendi a admirar, a, mesmo sem saber direito como, entender e principalmente que me faz rir com sua inteligência, sua criatividade e jeito único de ser.

Assim, quando você se sentir estranho, principalmente em datas como estas que voltam até nós de ano em ano, pare e pense no que voce viu, no que aprendeu, em quem voce conheceu. Em qualquer uma dessas categorias certamente haverá algo de bom, que mudou sua vida - mesmo que os efeitos sejam pequenos e quase imperceptíveis.

Porque voce é iluminado, Alex, e isso ninguém tira de você!

*****Parabéns por mais este ano de vida!*****

E deixo-te com um poema que amo muito:

"O Que Desejo a Você (de Cris e Vinícius de Moraes)"

Desejo primeiro que você ame,
E que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer.
E que esquecendo, não guarde mágoa.
Desejo, pois, que não seja assim,
Mas se for, saiba viver sem se desesperar.

Desejo também que tenha muitos amigos,
Que mesmo maus e inconseqüentes,
Sejam corajosos e fiéis,
E que pelo menos num deles
Você possa confiar sem duvidar.

E porque a vida é assim,
Desejo ainda que você tenha inimigos.
Nem muitos, nem poucos.
Mas na medida exata para que, algumas vezes,
Você se interpele a respeito
De suas próprias certezas.
E que, entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
Para que você não se sinta demasiado seguro.

Desejo ainda que você seja tolerante,
Não com os que erram pouco, porque isso é fácil,
Mas com os que erram muito e irremediavelmente,
E que fazendo bom uso dessa tolerância,
Você sirva de exemplo aos outros.

Desejo que você, sendo jovem,
Não amadureça depressa demais,
E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer
E que sendo velho, não se dedique ao desespero.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor
E é preciso deixar que eles escorram por entre nós.

Desejo por sinal que você seja triste,
Não o ano todo, mas apenas um dia.
Mas que nesse dia descubra
Que o riso diário é bom,
O riso habitual é insosso e o riso constante é insano.

Desejo ainda que você afague um gato,
Alimente um cuco e ouça o joão-de-barro
Erguer triunfante o seu canto matinal
Porque, assim, você se sentirá bem por nada.

Desejo também que você plante uma semente,
Por mais minúscula que seja,
E acompanhe o seu crescimento,
Para que você saiba de quantas
Muitas vidas é feita uma árvore.

Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro,
Porque é preciso ser prático.
E que pelo menos uma vez por ano
Coloque um pouco dele
Na sua frente e diga "Isso é meu",
Só para que fique claro quem é o dono de quem.

Desejo também que nenhum de seus afetos morra,
Por ele e por você,
Mas que se morrer, você possa chorar
Sem se lamentar e sofrer sem se culpar.

Desejo por fim que você sendo homem,
Tenha uma boa mulher,
E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes,
E quando estiverem exaustos e sorridentes,
Ainda haja amor para recomeçar.

E se tudo isso acontecer,
Não tenho nada mais a te desejar...

...A não ser felicidades, muitas, milhões! Hoje, amanhã, sempre! Pois é isto que merece, Alex!

Um abração , Carioca, neste dia que é todo seu! :O)

Bjuss

:O*

Unknown disse...

É só mais uma passadinha para agradecer o carinho que vc tem para co meu blog e dizer que acabei de colocar um link do seu blog no meu. Beijos mineiros!

Gustavo Krawser disse...

Depois do comentário sublime que você postou no meu blog, não posso vir aqui, simplesmente ler e ir embora. Girassóis são mesmo muito difíceis. Esse ano só houve talos que se quebrarem antes do nascimento... mas estamos apenas no começo, né, não posso desistir. Uma hora eu vou plantar e sei que vai dar uma flor incrível.

Jaya Magalhães disse...

Alex,

Eu tava com saudades de te ler.
:)

E vem cá, como assim aniversário? Que dia foi? E o bolo? Meu pedaço? Que coisa mais sem jeito, Alex! Rs. Mas sim, ainda é tempo: PARABÉNS! Que teu dia tenha sido FELIZ. Que tenha sido teu. Que tenha havido paz. E que venha por aí saúde. Assim, o resto acaba chegando. Feliz Feliz, rapaz!

Agora vamos ao texto. Vamos ao texto? Vamos a nossa conversa. Leio teus textos e te imagino conversando comigo. É que você por vezes demonstra essa capacidade de presença, com esse jeito despojado, que me dá a impressão de ter um amigo em um monólogo, na minha frente, querendo apenas desabafar, e eu adorando ouvir.

A bem da verdade, se você for doido por observar pessoas e divagar a respeito, tranqüilize-se pois já tem uma companheira. E se isso for render texto tão bons quanto os que você andou postando, observe o tempo todo, por favor! Rs.

Ficar sozinha é necessidade minha também. Um tempo comigo é essencial.

E olha, como você ouvia durante o post:

“O vento vai dizer lento o que virá.”

Sonhemos enquanto isso.

Um beijo e um abraço, e um puxão de orelha (pelo aniversário que não fui convidada – e perdôo se me mandar um pedaço de bolo por email - rs).

Ótima semana.

P.S.: Esqueci de comentar, no texto anterior. DUVIDO muuuito que os franceses façam uso de tal expressão. Não sei porquê a fama. Não sei.

Stella disse...

Oi, voltei, Alex.

Passei rapidinho para contar que tem uma intimação para ti lá no "Igualdade na Diferença" da Eury. É bem diferente, a cara da caboverdiana! E eu achei muito legal!

Bom, como eu já escrevi um testamento pelo seu aniversário (e imagino que ficou horas em frente ao pc para ler), vou parar por aqui de escrever. ;)

Ah, e quanto a expressão dos franceses, alguns a usam, sim. Perguntei para meu professor de Pesquisa Histórica( e o cara é chique de doer. Vai todo ano para Paris) e ele disse que alguns ainda usam esta expressão, mas é meio como gíria: sai de repente.

Bom, vou parar agora de falar, senão, não paro mais.

Um abração para ti! :)

P.S.: Sabia que a expressão para quem vê desenhos em nuvens é melífluo? Adoro esta palavra!:)

Até mais!

Teresa disse...

Você e só você pode criar a sua felicidade. E fazer dela o que quiser.

Só você.

=*

Ivan Bittencourt disse...

É o que diz o pequeno príncipe.
Eu tava observando pela janela, esses dias pra trás, enquanto estava no ônibus. Fiquei reparando nas pessoas que andavam lá fora e como nada daquilo fazia sentido.
Pessoas indo, pessoas voltando. Pra que? A vida não tem muito sentido, se vc parar pra pensar. Tivemos que inventar um monte de coisas inúteis para tentar dar algum sentindo à nossa vida.

Tentei ver a terra como se fosse um alienigena que não conhece nada daqui. A sensação é de que tudo é tão patético.
É estranho.