30.1.08

shangri-(lá) eh aki

...às vezes temos a impressão de que tudo o que precisamos é ir pra bem longe. Bom, eu nem poderia me excluir desse time, pois até há bem pouco tempo lá estava eu fazendo planos loucos e mirabolantes de viajar, sair por aí, sumir uns tempos, ir... ir pra onde, cara-pálida? Não, nada de lugares comuns (com trocadilhos...), e sim algo exótico, com paisagens estonteantes e clima paradisíaco. Certo, eu já tava decidido. Massss e o dinheiro pra isso? Porque vamos combinar, um "passeio" assim deve custar no mínimo uma fortuna. E outra, que lugar seria esse? Eu sei lá... tome google na veia pra descobrir. Quase naufragando nesse mar de bits, bytes, kb, mb, etc, encontrei inúmeros oásis, todos com belíssimas praias, sol, muita sombra de palmeira e água (de coco) fresca. Infra-estrutura perfeita, acomodações de 1º mundo, os melhores drinques e as maiores frescuradas que se pode imaginar. Onde ficam? Ah, o Brasil é enorme, cheio de litoral e matas; espalham-se desde o Rio ao Amazonas - ou mais, vai saber. Sem exceção, atendem pelo "nome" (ou melhor, "gênero") de resorts. Curioso que sou, na hora me perguntei: mas o que diabos é um resort??? Estamos tão acostumados a certas coisas, incluindo-se aí essas nomenclaturas e expressões importadas, que nem nos damos conta do que realmente significam. Pois bem... segundo o meu +- Michaelis, resort é "um lugar muito freqüentado" (?); também pode ser uma "reunião" (??); ou um "recurso, refúgio" (???); ou mesmo, ainda, ser usado como verbo, em cuja acepção significa "ir, freqüentar, recorrer, valer-se de" (????). Não entendi nada. Talvez seja um problema do meu dicionário, que reconheço não ser lá essas coisas. Ou então - como fiquei pensando - os tais resorts podem até oferecer muito (claro, se você tiver a grana pra bancá-los...), porém me parecem redutos de gente muito estressada, meio de mal com a vida e que não têm imaginação suficiente pra criarem suas próprias fantasias; por isso compram uma (e olha que é beeem caro...). Enfim, a conclusão a que cheguei na verdade é bem simples - e óbvia: nós fugimos é de nós mesmos. Temos uma necessidade absurda de correr na direção contrária a do espelho. Dificilmente gostamos de nos encarar - e mais, de nos enfrentar, perceber o que tá errado com a gente mesmo e... Mudar!!! Tá bom, eu sei que isso tá parecendo papo furado de programa vespertino da rede tv!, bandeirantes, sbt ou qualquer outro desses canais que apostam nesse filão, massssssssssss... vamos combinar de novo: no fundo no fundo, eles até que têm alguma razão. Por que eu preciso me mudar "espacialmente" pra me sentir melhor comigo mesmo? Pra que ir pra algum desses paraísos artificiais pra me sentir falsamente outro durante 1 fim de semana apenas, sendo que depois tudo vai dar na mesma... Motivo: o problema tá é comigo, dentro de mim, dentro de nós... e isso, ah, isso nenhum resort resolve (em qualquer das suas acepções...). Em vez de me endividar até a última ponta dos meus cabelos cada vez mais brancos (e eu ainda tento disfarçar que, na verdade, estão mais loiros), por que não mudar o meu próprio ambiente - e, com isso, a mim mesmo? Começando pelo meu quarto. Não é necessário muito - um belo arranjo de flores em cima da estante, uma arrumada nos livros e cds, encontrando outras disposições pra eles (uns podem ficar em diagonal, os demais um em cima do outro, sei lá); tirar o pó da tv, mudar a cor das paredes, arrumar o armário, livrando-me daquelas tralhas que sempre me incomodaram; arranjar outro lugar pra cama (claro, respeitando os preceitos do feng shui) e outras coisinhas mais, detalhes. Quem sabe aproveitar pra comprar uma ou outra nova roupinha, combinando com esse também novo estado de espírito, dar uma garibada no cabelo, usar aqueles piercings que nunca mais usei (ou pensar em botar outros...)... Enfim, descobri que há uma série quase infinita de coisas que podemos fazer pra nos levantar o astral e construir o nosso próprio oásis de mais calma e tranqüilidade (ou agitação, se você for uma pessoa agitada...). Não é preciso gastar fortunas, e sim um pouquinho do nosso tempo; investir em ações da bolsa? nem pensar (depois até pode ser), mas antes de tudo, em 1º lugar, invista em você. Eu tô descobrindo aos poucos que o mítico paraíso de Shangri-la é aqui, ao meu redor, no meu próprio cantinho. Um bom jeito de terminar janeiro, o mês das promessas: prometa - e cumpra! - achar o seu próprio paraíso, porque ele tá por aí, perdido com você, pertinho de você. Se quiser, depois me conte: onde é Shangri-la pra ti?...

*******

...+ 1, pá rá rá, + 1!!!...


...daqui a pouco terei de reconhecer como uma nova ocupação o ramo da filatelia... Por quê? ah, porque o inacreditável mundo de alex e! ganhou mais um selo pra sua coleção! Dessa vez o presente foi do Jair Eduardo, lá do seu "Bem-vindo à casa". Ele diz que "nosso planeta é nossa casa" e, como mundo e planeta são meio que sinônimos, esse selinho veio mesmo a calhar... adorei mesmo!!! Muito obrigado, Jair (ou prefere Eduardo? ai, eu sempre quis ter nome composto... que inveja)... Saiba que nesse mundo (ou planeta) cê pode se sentir como se estivesse na tua própria casa...

(...os blogs que indico a receberem esse belo selinho são:...

- deixa eu brincar de ser feliz?, da fofíssima Jaya;
- dominus, da mineiríssima Cris;
- caneta vazia, da sempre engraçadíssima Teresa...

...todos exemplos de que "nosso planeta é nossa casa", além de que nossos blogs são nossos mundos, e de que nesses mundos encontramos essas pessoas maravilhosas com quem compartilhamos nossas vidas, segredos, sorrisos, crises e neuroses também. Beijão pra todas vocês!...)


- música do post: "vilarejo", Marisa Monte

11 comentários:

Ana Paula Vieira disse...

hum, viajar? tb estou com mta vontade fazer isso, mas falta money
ahuauaauauh
mas acho q as vezes pra se libertar basta apenas atravessar a rua.
*.*
Bjs

Anônimo disse...

Pois é... A gente vai voltando a postar aos poucos. =)

Qto a vijar, acho que faz bem! É uma forma rápida da gente ver que tem como enxergar as coisas de outra maneira. Mas acho que nem precisa gastar os tubos. Só de sair da rotina já tá valendo!
Mas é o lance que vc comentou, a gente volta e as coisas continuam da mesma maneira...

Stella disse...

Oi, Alex ...E!, estava já sentindo falta de vir aqui e ler um pouco oque voce escreve. E sei onde fica Shangri-lá! Fica em Casa Branca, distrito de Brumadinho, Minas Gerais, Brasil, Terra.
Nunca fui lá mas é o tipo de lugar que sei que jamais me fará querer fugir para lá, porém, me deixará descanasada para encarar as pendengas do dia a dia.
E digo isso porque sei que viajar é muito bom, Alex, mas não nos encontramos quando estamos em trânsito de viagem. Nos encontramos edescobrimos a nossa Shangri-lá interior, como voce falou, dentro de nós mesmos.

Quanto aos cabelos brancos, voce é novo demais para tê-los, não acha?:)

Bom, agora sem brincadeiras, Carioca Sangue Bom, tenho que te agradecer pelo selo que me deu. Além de ser muito bonito demonstra que vale a pena pensarmos e lutarmos por algo como o nosso planeta.
Consciência é a primeira ferramenta na construção de um mundo melhor. E se o Dominus tem isso já é uma boa parte do caminho que pensei em percorrer ao criar este espaço.

Mas chega de me alongar. Mais uma vez, obrigada pelo presente. Foi uma surpresa maravilhosa vir aqui e recebê-lo. Espero poder, mais para frente, retribuir de igual forma, tá?

Um abração, Alex!

Jaya Magalhães disse...

Aaaaaaaai, que coisa lindaaaaaa!

Obrigada, Alex. Obrigada e obrigada pelo prêmio dos mais interessantes que nossos blogs já receberam, não?

Falando nisso, passa lá no blog que pode ser que tenha algo pra você.

:)

Esse texto me deixou meio voada... Acho que vou ler outra vez. Rs.

Um beijo!
:*

Anônimo disse...

Oi, Alex!

Concordo completamente com você. Pra mim, uma boa mudança no visual ou uma blusa nova podem resolver crises existenciais fortíssimas. Mas nada como uma viagem para uma renovação completa. Fiz uma não tão cara, pra Argentina, gastando menos do que se tivesse ido à Bahia (o peso tá valendo R$ 0,50). Não que eu não tenha me endividado até os cabelos, mas vale a pena. Vivi outra vida!

*Fe* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
*Fe* disse...

Um dia alguém disse que o SEU paraíso tem q ter em primeiro lugar vc msmo, se nao vc nao o desfrutará. Pra isso, precisamos estar de bem com o nosso EU, pra nao estragarmos nosso paraíso ou pra tornarmos qualquer lugar que em que estivermos o lugar e a hora perfeita. EU tambem tenho medo de espelhos, tenho medo do que EU principalmente posso enxergar no MEU próprio reflexo. E (posso confessar) às vezes penso que sou eu mesma que estrago meu paraíso que o q eu preciso realmente encontrar é a mim mesma. Depois a gente passa a ver o paraíso. Gostei do seu mundo, vou voltar mais vezes!
Muito obrigada pelo post no meu blog, tenho mta vontade de fzer amigos blogueiros! XD E a proposito, foi justamente inspirado no livro de Lewis Carroll que eu nomeei meu blog! O livro se chama "Alice através do espelho"...Vc ter notado a analogia significa q ela funcionou! rsrsrs XD
Mil bjos

Bill Falcão disse...

Onde fica o shangri-(lá)? É meio incerto, tá aqui, tá lá, vem, volta... A gente vai atrás, ele foge. A gente não vai, ele vem...Hehe! Comigo, é assim.
Abraço!

Teresa disse...

Ebaaaaaaaaaaa
mais um selinhooooo

obrigada queridíssimo!

ah, e às vezes eu penso que o paraíso está beeem longe. Mas é só eu acordar para a realidade que eu vejo que ele está tão perto!

Beijinho!

Anônimo disse...

oie!! vc teve uma posição matura.. fugir não resolve o problema não é? só adia..

beijos e parabens pelo selo.. (quanto selo hein.. )

bjão!

Anônimo disse...

Risorts é um termo usado pelo turismólogos para definir um lugar agradável, bem requentado, ou seja prazeroso rs.
Sobre o selo você mereceu mesmo. Se continuar assim terá que se reconhecer como uma nova ocupação, mas preferimos que você continue com o seus post. Afinal, você tem excelentes histórias. Eu sempre aprendo algo de bom. Por falar em bom, vamos ao assunto do seu post ->

Nós humanos, estamos sempre em busca da felicidade. O problema é que, as vezes, temos a mania de achar q a felicidade está num patamar bem longe. No entando, nem sempre a felicidade está longe. as vezes,ela tá bem proximo da gente, só querendo ser vista ou reconhecida!
talvez ela até seria reconhecida se não fôssemos tao unha de forme e queresse sempre aquilo que está londe do nosso alcance.
acho bobeira buscamos a felicidade em outros lugares, mesmo porque a maior viagem que podemos fazer é a viagem para dentro de nós. E a maior distância que podemos percorrer é a distãncia entre nós... digo, a distãncia entre você e o seu eu. Se cuida!!!!!!!!!!!


Como sempre, vc sempre vai indo longe. Gosto muito daqui!